sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Histórico da Escola Paroquial São Pedro. Ananás TO.



Este Estabelecimento de Ensino iniciou em 21 de Março do ano de 1968 com o nome de Escola Paroquial Dom Orione, devido ter sido criada pelo Reverendíssimo Padre Antonio Dalmasso da Congregação de Dom Orione, vigário nesta U.E. na época, permanecendo nessa paróquia por mais de 20 anos. Na escola atuou como diretor nos períodos de: março de 1968 a dezembro de 1982. E em janeiro de 1987 a dezembro de 1992, totalizando 19 anos na direção desta unidade escolar. Um diretor voltado para a questão disciplinar, bons modos e condutas de respeito ao próximo, com ênfase na formação acadêmica dos alunos. Valorização do ser humano como pessoa e como profissional. A escola nos primórdios de sua criação funcionava em uma casa na Avenida Betel, onde hoje é a Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. No início tinha apenas de 1a a 4a série do Ensino Fundamental, funcionando em duas turmas em regime de externato e multisseriado. Os professores eram pagos pela Prefeitura e benfeitores Italianos.
Os primeiros professores foram João Francisco Lima que trabalhou na mesma escola na função de Secretário por muitos anos e Francisca Maria Silva, conhecida por Zizi. Em 1970 a escola mudou para seu prédio próprio situado na Rua Nossa Senhora de Fátima, nº 167 em Ananás – TO com o nome de Escola Paroquial São Pedro, em homenagem ao Padroeiro desta Paróquia, São Pedro Apóstolo. Onde permanece até os tempos atuais. Pe Antonio lutou e conseguiu estender o ensino até o 8º ano na época.
No período de janeiro de 1983 a dezembro de 1986, esteve como diretor desta escola Pe Giovanni Caprioli, mesmo com idade um pouco avançada, lutou  por um ensino de qualidade, priorizando sempre as normas da escola e a identidade Cristã.
Pe Nilson administrou como diretor de janeiro de 1993 a dezembro de 1995, valorizava as tradições religiosas e culturais, grande incentivo à preservação da natureza e resgate da cultura regional. Criou o projeto REVIVER o qual passou a chamar-se EJA, implantou também o PROJETO SOME (2º grau).
O diretor P.e Carlos Alberto do Nascimento, administrou de janeiro de 1996 e junho de 2000. Lutou e conseguiu recursos para reforma da escola, realizou o Jubileu da escola, criou a melodia do Hino da escola, a letra do hino foi composta pela professora Antonia Maria de Oliveira, a qual continua nesta escola até os dias de hoje, Pe Carlos criou também o brasão e a bandeira desta unidade escolar. Realizou uma campanha e conseguiu construir o CIC (Centro de Integração Comunitária). Foi o criador do PPP da escola. Modificou o 2º grau de Projeto SOME, para 2º grau normal.
A Senhora Aldenora Gomes Soares, foi diretora de julho de 2000 até junho de 2001, esta deu início à reforma da escola, fez um trabalho com democracia e priorizou a melhoria da merenda escolar.
No período de julho de 2001 a agosto de 2007, o diretor foi Pe Gilvan Elesbão de Sousa. Continuou e terminou a reforma da escola. Restabeleceu a disciplina da escola. Mobiliou as dependências desta unidade escolar, foi um dos criadores do regimento interno das escolas paroquiais da Diocese, competência na área administrativa, melhorou os índices de aprendizagem dos alunos.
De setembro de 2007 a abril de 2012, esteve como diretor Pe Edimar Antunes de Sousa, fez uma administração democrática, muito participativo, valorizava e espiritualidade, formação Cristã dos profissionais, estudantes e pais. Foi um grande incentivador e promotor da formação continuada dos funcionários, incentivo à cultura e o resgate histórico da escola.
Lutou e conseguiu a sala de informática na escola. Sempre preocupou com a estética desta escola, conservação do prédio e mobiliários.
Atualmente a diretora é a Senhora Dirce Maria Borges Parente, que assumiu em abril de 2012.