ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL ATUAL

ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

Relatório de acompanhamento aos alunos com baixo rendimento como ação de intervenção no terceiro bimestre em 2013.


Entre os dias dois ao dia dezessete de outubro foi realizado um acompanhamento aos alunos que obtiveram baixo rendimento em notas no terceiro bimestre. O acompanhamento foi realizado por turma apenas com os alunos que demostraram uma fragilidade com notas abaixo de sete, nota mínima para aprovação. Os alunos foram reunidos numa sala na qual havia uma conversa sobre as possíveis causas do não desenvolvimento, em seguida havia uma discursão sobre as formas adotadas pela escola para a avaliação dos alunos, verificando se eles tinham conhecimento de como estavam sendo avaliados. Esta verificação e discursão eram feitas escrevendo no quadro enquanto os alunos iam descrevendo o processo. Em seguida foi aberto o Programa SGE, Diário online, verificado cada caso, fazendo o prognóstico junto com o aluno que tinha em mão uma calculadora para que entendesse de fato como realizar o processo. Depois foram dadas as orientações de estudos e o incentivo para que os alunos recuperassem as notas para o quarto bimestre.

Ananás, 21 de Outubro de 2013.



PALESTRA COM O PROMOTOR DE JUSTIÇA ELIZON MEDRADO

TEMA: Direitos e Deveres da criança e do Adolescente.

Aos oito dias do mês de outubro de 2013, às dezoito horas, no Salão Paroquial da Escola Paroquial São Pedro realizou-se uma palestra ministrada pelo Promotor de Justiça Dr. Eliseu Medrado com o tema: Direitos e Deveres da Criança e do Adolescente que teve como espectadores pais alunos e servidores. O evento teve inicio com a fala da Gestora da Unidade Escolar Dirce Maria Borges Parente que fez os agradecimentos aos participantes e ao palestrante e na oportunidade deu informações gerais aos pais sobre o andamento das atividades da escola, o 4º bimestre, provas do salto, Saeb, e da importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos. Em seguida passou a palavra ao promotor que iniciou sua fala chamando a atenção dos pais para pensarem no tamanho da responsabilidade deles com a educação dos filhos. Disse que a escola tem a responsabilidade com a educação formal doas crianças e que a criança já deve trazer de casa uma base de educação e convivência social. O promotor explicou através de material visual, slide, a diferença entre ser criança, adolescente e adulto. Explicou também sobre a diferença entre um crime e um ato infracional e que comete o que e ainda quais as possíveis penas para que cometa um ato infracional ou um crime. Falou também da responsabilidade dos responsáveis legais por uma criança no caso de irresponsabilidades legais referentes à tutela, permanência e boas procedências na escola. Falou ainda dos direitos e deveres da escola à frente dos problemas de indisciplina dos alunos na escola. Outro assunto abordado pelo promotor foi o Bullying, os conceitos e penalidades aplicadas aos praticantes desse ato. Para encerrar o promotor respondeu algumas perguntas feitas pelos participantes e agradeceu à direção pela oportunidade de informar a comunidade sobre assuntos tão importantes para o crescimento de uma sociedade.
Ananás, 10 de Outubro de 2013.
 


Um comentário:

  1. Orientar o jovem na construção de um futuro promissor é uma tarefa necessária, porém muito difícil, pois se faz necessário o uso de todos os artifícios tecnológicos utilizados por esse público para podermos atingí-los. A impressão é que o jovem está amadorecendo mais rápido; Que as famílias não estão conseguindo cumprir com o seu papel de educar. Que a escola esta recebendo uma sobrecarga de responsabilidade que as vezes foge à sua competencia. Mas estamos aí tentando contribuir para melhorar a humanidade, buscando parcerias com outros orgãos e famílias, novas estratégias de comunicação e muito empenho da equipe. Juntos seremos mais fortes.

    ResponderExcluir