Observou que alguns dos problemas que atrapalham um melhor rendimento dos alunos continuam acontecendo. A indisciplina é o principal deles. Mas também as dificuldades de leitura e escrita, principalmente nas turmas de 6º ano.
Como alternativa neste aspecto, durante o primeiro mês do segundo bimestre a escola adotou aulas de reforço de leitura e escrita para três alunos do 6º ano, dois do turno vespertino e um do matutino. Notou-se certo avanço de resultados, conforme a professora de Língua Portuguesa Francisca Pinheiro. Segundo a mesma, os dois alunos do turno vespertino demonstraram melhora na leitura ("estão interpretando melhor") e na escrita, no tocante a caligrafia ("já se consegue entender um pouco do que escrevem) principalmente.
A escola avalia que para os 6º anos a dificuldade em avançar na aprendizagem está nas lacunas de alfabetização que boa parte dos alunos têm apresentado. Longe de considerarmos o mérito da unidade escolar em alfabetizar bem seus alunos, mas esses alunos com problemas de alfabetização, em sua maioria são transferidos ingressos de outras escolas e/ou de outros estados.
As dificuldades principais desses alunos está na leitura básica e na interpretação (leem, mas não dão sentido ao que estão lendo), o que pode ser causado por um processo de alfabetização ineficiente, ou na ausência sistemática da alfabetização por motivos de troca constante de escola, migração de cidades ou estados, o que é de fato a realidade de muitos alunos que atendemos atualmente na escola. As aulas de reforço ministradas foram uma experiência nesse sentido. Desenvolver no aluno habilidades para interpretar e compreender textos.
O aluno do matutino que recebeu 1 mês de reforço já demonstrava uma leitura mais fluente de textos com extensão média, assim como para responder a questionamentos oral sobre o texto lido. O trabalho é necessário ainda na caligrafia e segmentação de frases indo até o texto por final. Este mesmo aluno, não está mais na escola, foi transferido para zona rural, o que descontinua aqui o trabalho com ele.
A escola também analisou os resultados dos índices de aprovação do bimestre conforme o painel abaixo, exposto a toda comunidade escolar.
RANKING DE APROVAÇÃO NO 2º BIMESTRE
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